quarta-feira, 11 de março de 2009

O Pecado Predileto

A soberba me parece o pecado primordial. Dela se desencadeiam todas as variações de egoísmo, arrogância e inveja. A postura de exterioridade imune ao meio esvazia de humanidade o soberbo, que se coloca à parte de tudo e de todos, críticas e elogios. A soberba é a falta de capacidade de se ver na imagem do próximo.
Quem decide sobre a própria superioridade quando comparado aos demais, determinando por sí próprio o que são qualidades e defeitos, na verdade esconde a própria debilidade: uma inconsistência perante críticas e os próprios problemas.
Em aparente contrasenso, a busca pela excelência e a virtude natural não devem ser condenadas. Soberba é a excelência jogada na cara do outro.

"Quando eu considero a mim mesmo, não sou nada; quando me comparo, valho bastante."
Aurelius Augustinus

Enquanto a soberba é debilidade, a humildade é força. Mas cuidado: o extremo caótico da humildade, a humilhação, é tão ruim quanto a soberba.
Que todos nós tenhamos força e coragem para abraçarmos a clareza, a humildade e a virtude. Que tenhamos sensibilidade para encontrarmos nossos lugares no mundo, e provarmos que a felicidade não é mera interrupção da dor.


Coldplay - (2000) Parachutes



Download:



Maria Bethânia - (1993) As Canções Que Você Fez Pra Mim



Download:

9 comentários:

Unknown disse...

Henrique, vc curte Carpenters? Seria uma boa adição ao blog.

Gabriela disse...

Curti muito esse texto!

Gabriela - sua prima

www.crivodarazao.blogspot.com

de uma chegada...

Marcio da Costa disse...

quero saber onde me perdi entre intenção e direção de um ambiente online que se propõe a divulgar musica de alta qualidade, mas que no entanto se permite à equiparar musica cuja qualidade é absolutamente duvidosa, com musica enraizada já historicamente em diversos continentes. Maria Bethania que um ícone da musica mundial, tendo feito parte de um dos movimentos musicais dos mais importantes do século, que acontece no Brasil dos anos 60 pra cá, colocada vergonhosamente do lado de uma banda de sucesso cujo valor esta ainda por ser analisado em seu contexto, quem dirá reconhecido.
Diante disso eu poderia até rotular esse ambiente de tendencioso e consequentemente, visto o que acontece com qualquer momvimento individual privado de sua consciencia ambiente, efêmero.
Reveja issaê,

Henrique disse...

a consolidação da música, ou qualquer tipo de arte, como sendo de alta qualidade transcende os domínios do tempo.
bom é aquilo que, de algum modo, te toca e causa emoção.
vale lembrar que Van Gogh morreu pobre.

Marcio da Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcio da Costa disse...

Sinto lhe informar que nem tudo o que causa emoção é arte. E não espero que você entenda isso, espero que estude pra entender, se quiser.

Não dá pra esperar profundidade, ou adequação,de alguém que justifica uma afirmação sobre música com um argumento usando um pintor louco, patologicamente.
Rembrant tambem morreu pobre, apesar de ser super celebrado
em vida na holanda. E ai?

...consolidação... olha no dicionario antes de escrever.
Que consolidação? Num discurso tendencioso como este a palavra
"consolidação" consolida só seu lugar. Há um abismo que te separa
de qualquer consciêcia acerca da consolidação no tocante à arte.
E que generalização baixa, essa"todo tipo de arte"? Discurso esse, de quem não entende nenhuma arte, nem seu lugar na sociedade.
Eu teria de te explicar Duchamp, Fayga e Platão antes de continuar essa discussão.

Que perca do meu tempo. A começar pelo nome super baixo nível "musica foda",
Vê-se a superficialidade soberba da classe mais baixa de estudantes
de um pais que se envergonha da moral da sua gente.

É típico adolescente, por não saber de nada, generalizar tudo.
Ter o Coldplay do lado da Maria Bethania é super adequado para
esse blog, insensível que publica, "PUBLICA" um nome como "musica foda".
Explico isso apesar de gostar de ambos.

Att,

Henrique disse...

Dicionário Aurélio.

Arte: Atividade que supõe a criação de sensações ou estados de espírito, em geral de caráter estético, mas carregados de vivência íntima e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongar ou renovar: uma obra de arte; as artes visuais; arte religiosa; arte popular; a arte da poesia; a arte musical.
A capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos. Capacidade natural ou adquirida de pôr em prática os meios necessários de obter um resultado: a arte de viver; a arte de ganhar dinheiro; escrever sem arte; a arte de calar.

Marcio da Costa disse...

hauhaiuhaiuah... eu já sabia que seu conhecimento sobre arte se limitava ao dicionário. Você pode ficar com esse conceito ai, super adequado ao seu nível de apreciação e entendimento. Ou pode ler sobre Marcel Duchamp, Fayga Osrtower, Afonso Santana, e Marcia Milhazes, para ver que esse conceito ai está errado

Marcio da Costa disse...

se sua primeira resposta para a questão fosse simplesmente:
"se liga, isso é um blog (ponto final)" essa discução estava encerrada ali.. vc quis dar um passo maior que suas pernas suportam nesse terreno. Por outro lado, é importante dar a cara a tapa pra criar a oportunidade de aprendizado, mas para isso o segundo movimento tem de ser a humildade. Sou grato pela discução, e nada mais.